Cadastro do Roteiro de Fabricação (FENG0202)¶
Conhecer o Programa¶
Este programa possibilita fazer o cadastro das operações e dos roteiros padrões na sequência que estes devem ser realizados no roteiro de fabricação. Permite também criar roteiros de fabricação configurados.
Neste programa também é possível criar a rede de operações e cadastrar os recursos do roteiro de fabricação e os dados do consumo, o roteiro de inspeção, as operações alternativas e os dados especiais.
Um item poderá ter vários roteiros de fabricação alternativos bastando para isso selecionar na tela o roteiro de fabricação alternativo.
Quando o item filho for fantasma e este possuir uma operação no roteiro de fabricação, o item pai herda esta operação.
Quando for cadastrado um roteiro padrão algumas opções da tela ficarão desabilitadas, pois o roteiro padrão engloba um conjunto de operações.
Observação
Este programa utiliza um parâmetro para selecionar se o Centro de Trabalho deverá ser informado para a operação ou se o Centro de Trabalho a ser utilizado deverá ser o da empresa atual.
Campo a Campo¶
Campo a Campo
Item
Selecionar o item para o qual será cadastrado o roteiro de fabricação.
Máscara
Selecionar a configuração do item caso o mesmo seja configurado. Este campo não é de preenchimento obrigatório. Quando este estiver em branco, o roteiro a ser cadastrado será normal. Quando uma máscara for informada, o roteiro será configurado e o título do programa será alterado para Roteiro de Fabricação - Configurado. O Roteiro de Fabricação - Configurado permite cadastrar um roteiro de fabricação específico para cada uma das máscaras dos itens. Este roteiro estará totalmente resolvido, sem necessidade de validações nas operações do roteiro. O Roteiro Configurado será bastante utilizado em clientes que possuem integrações com softwares de CAD3D, pois estes programas geram o roteiro de fabricação dos itens/máscaras e somente importam este roteiro pronto no FoccoERP.
Alternativo
Selecionar o roteiro alternativo. Quando o roteiro for configurado, este campo ficará com resposta Padrão e desabilitado para alteração.
Na Grade
Seq.
Mostra o número da sequência do roteiro de fabricação.
Operação
Com duplo clique sobre estes campos ou através do botão Operação é possível abrir a tela Dados Complementares e preencher as informações necessárias sobre a operação.
Centro de Trabalho
Mostra o código do centro de trabalho.
Tem. Cor.
Tempo Corrigido. Mostra o tempo do roteiro de fabricação.
Qtde. Homens
Quantidade de homens necessários para executar aquela operação.
Observação
O cálculo considera a quantidade de homens informada quando o centro de custo homem no centro de trabalho for informado.
Origem
Exibe a origem da operação, conforme Cadastro de Operações (FENG0114). As opções são normal e terceiros.
Restrições quando o parâmetro "45 - Obrigar Controle de Estoque de Terceiros e em Terceiros" dos Parâmetros de Estoque (FUTL0125 EQ EQ) estiver respondido como "S":
- O campo Remessa ficará como “Itens Demanda” e não poderá ser alterado.
Não será permitido cadastrar no mesmo roteiro operações internas e de terceiros para item normal e item configurado com máscara. Quando for um roteiro genérico (configurado sem máscara) será permitido operações internas e de terceiros desde que as mesmas possuam validações.
Data Início
Mostra a data inicial do roteiro de fabricação.
Data Fim
Mostra a data final do roteiro de fabricação.
Roteiro Padrão
Mostra o código do roteiro padrão.
Situação
Mostra a situação do Roteiro.
Fórmula
Campo utilizado para inserir a Fórmula do Tempo.
Botão Operação
Neste botão concentram-se todos os dados de execução do processo de fabricação, assim como a seqüência em que as operações devem ser executadas, seus controles, a base do custo operacional, sequenciamento, apontamentos e ocupação.
Dados Complementares
Seq.
É gerada automaticamente pelo sistema (ver em parâmetros gerais da manufatura). Quando a sequência for informada manualmente e o roteiro for configurado não será possível informar sequências iguais, pois não irão existir validações nas operações.
Operação
Informar qual é a operação. Caso a operação tenha sido criada com o parâmetro que obriga o CT no cadastro de operações, o sistema preenche automaticamente este campo. Caso contrário selecionar no momento do cadastramento. Possibilitando assim maior flexibilidade, pois é comum ter operações com o mesmo nome sendo executadas em CTs diferentes.
Roteiro Padrão
Ao selecionar um Roteiro Padrão, todos os demais campos não serão obrigatórios, pois busca o roteiro completo cadastrado no programa Cadastro do Roteiro Padrão (FENG0115).
Centro de Trabalho
Selecionar o centro de trabalho da operação. Caso a operação tenha sido criada com o parâmetro que obriga o CT no cadastro de operações, o sistema preenche automaticamente este campo. Este campo é de preenchimento obrigatório se for incluída uma operação, mas não será obrigatório se for incluído um roteiro padrão.
Data Início
Informar a data de início do roteiro de fabricação.
Data Fim
Informar a data final do roteiro de fabricação.
Situação
Determinar a situação da operação, podendo ser:
Aprovada: quando a operação está aprovada e será utilizada no roteiro de fabricação gerando ordem de serviço quando a operação for Externa.
Inativa: quando a operação não está aprovada para utilização, não será considerada no roteiro de fabricação.
Fantasma: quando faz parte do roteiro porém não é contabilizada para Custos.
Observação
Informar a observação da operação ou do roteiro padrão do roteiro de fabricação.
Origem
Informar a origem da operação realizada (Interna ou Externa).
Quando o campo Origem estiver marcado como "Terceiros" este campo estará marcado como "Itens Demanda" e não poderá ser alterado caso o parâmetro "45" estiver respondido como "S".
Remessa
Selecionar uma das opções:
Quando a opção for "Item da Ordem" no pedido de compra de serviço é gravado o código do item e a descrição técnica relativa à ordem de fabricação tanto na linha do pedido quanto no botão Item.
Quando a opção for "Itens Demanda" no pedido de compra de serviço é gravado o código do item e a descrição técnica relativa a ordem de fabricação na linha do pedido e no botão Item é gravado o código e a descrição técnica das demandas consumidas na operação. É possível determinar no botão Consumo quais os itens da demanda que devem ser enviados para o fornecedor do serviço.
Quando a opção for "Genérico" é habilitado um campo para digitar a descrição do item que é gravada na linha do pedido e no botão Item. Para assumir esta regra, o parâmetro 3 dos Parâmetros dos Serviços de Terceiros deve possuir a resposta "G - Genérico".
Bloco Apontamento
Apontamento
Definir se a operação terá apontamento ou não. No caso de resposta SIM, o apontamento pode ser feito manualmente pelo programa de Apontamento de Operações das Ordens, ou por inclusão de nota fiscal de entrada informando o pedido de compra de serviço.
Obr.
Definir se o apontamento da operação é obrigatório ou não. Respostas possíveis: Sim ou Não.
Tp. Apont.
Utilizado no processo carro-a-carro (cliente Neobus). Possíveis respostas: Entrada, Saída, Ambos, Livre ou nulo.
Unidade de Medida
Selecionar a unidade de medida de tempo que será utilizada para o cálculo de custos, sequenciamento e ocupação, comumente se utiliza em horas ou minutos.
Este campo é de preenchimento obrigatório se for incluída uma operação, mas não será obrigatório se for incluído um roteiro padrão.
UM Apontamento
Este campo é de preenchimento obrigatório se for incluída uma operação, mas não será obrigatório se for incluído um roteiro padrão. Define a unidade de medida em que a operação pode ser apontada:
Exemplo
Uma operação é controlada em horas, porém o operador aponta seu andamento em UN (Utilização mais comum).
Lote
Informar o lote em quantidade, está vinculado ao campo Tempo, se não for preenchido vale o valor existente no campo Tempo. Sua utilização é recomendada para: Tratamento térmico ou banhos.
Exemplo
de utilização:
Unidade de medida: H (hora)
Lote: 1000
Tempo: 1,00 (hora)
Resultado: A cada hora são produzidos 1000 itens.
Tempo
Caso o campo Lote estiver preenchido, o sistema faz o cálculo dividindo o valor contido neste campo pela quantidade do lote chegando ao tempo por produto para cálculo de custos. Caso contrário, este valor representa o tempo necessário para produção de uma unidade deste produto.
Botão F
Inserir a fórmula do item utilizando o mouse e o teclado da tela. Há, também, a possibilidade de buscar informações já cadastradas através dos botões da tela. As informações cadastradas nesta tela serão mostradas no campo Fórmula.
Fórmula
Este campo assume a fórmula e o resultado informados no botão F.
Tempo Corrigido
Informar o tempo total de execução da operação e obtido pela fórmula: Tempo corrigido = (Tempo (*) % Recup. Perda).
% Recup. Perda
Informar desgastes ou perdas no tempo de execução da operação (também é conhecido por Fator de Segurança).
Qtde. Homens
Campo opcional. Infomar a quantidade de homens necessários para executar a operação.
!!! info "Observação'
O cálculo considera a quantidade de homens informada quando o centro de custo homem no centro de trabalho for informado.
Bloco Planejamento
Folga Mínima
Indicar o número de dias de intervalo entre a operação anterior e a corrente. Campo utilizado para a extração de dados para o Preactor.
Exemplo
A operação anterior é PINTAR e o item necessita de um dia para secar antes da próxima operação.
Tempo de Preparação
Ou Setup. Informar o tempo utilizado na preparação da máquina para a execução da operação. É fixo independente do tamanho do lote.
Número de Dias
Utilizar para serviços de terceiros. Indicar o tempo de espera da operação que será executada pelo fornecedor (auxilia no sequenciamento).
Número Dias Execução
Informar o número de dias que o terceiro leva para executar a operação (Informação opcional para o controle de terceiros).
Botão Roteiro Padrão
Esta funcionalidade permite criar roteiros de fabricação a partir da utilização de um roteiro padrão, esta cópia pode ser com ou sem vínculo.
Com vínculo: Utilizado em casos em que vários produtos possuem as mesmas operações e os mesmos tempos de execução. Neste caso a manutenção é feita somente no roteiro padrão e o sistema replica para todos os itens vinculados a ele.
Sem vínculo: Utilizado em casos em que vários produtos possuem operações similares e tempos de execução distintos. Neste caso a manutenção é realizada diretamente no item e as alterações no roteiro padrão não tem efeito nos mesmos.
É obrigatório informar a sequência inicial do roteiro que está sendo incluso, pois, um mesmo roteiro de fabricação pode ser composto por vários roteiros padrão.
Um roteiro de fabricação pode ter seu vínculo com o roteiro padrão removido a qualquer instante e, ao final da cópia, sempre aparece a mensagem confirmando a criação das operações. Caso ocorra alguma irregularidade o sistema também mostra uma mensagem de erro e não cria as operações.
Botão Configurador
Botão Configurador
É necessário definir regras claras para validações. Quando o roteiro for configurado este botão estará desabilitado.
Validações
São regras informadas no sistema que são usadas por ele para definir em quais configurações o item é válido. O recurso de copiar e colar auxilia o cadastro, agilizando o processo. Escolha o item que será base para a copia de validações e clique no botão COPIAR. Selecione o item que deve receber as validações e clique no botão COLAR (É possível fazer manutenções). Caso um item já tenha validações, ao tentar sobrepor (colar) validações o sistema exibirá uma mensagem pedindo se o usuário quer sobrepor ou acrescentar as novas validações.
Roteiro Padrão
Selecionar a condição (E/OU) que será utilizada entre as características. Esta condição será determinante porque todas as condições E serão resolvidas antes das condições OU.
Observações
A condição da primeira linha será ignorada.
Exemplo
Se existir um item com as seguintes características:
E cor tampa igual AZUL
E cor tubo igual AZUL
OU carga igual VERMELHA
E marca igual BIC
A condição será feita da seguinte forma:
(cor tampa = AZUL E cor tubo = AZUL) OU (carga = VERMELHA E marca = XX)
Nesse caso se uma ou as duas condições forem verdadeiras a característica será aplicada, caso contrário não.
Se a condição for:
(cor tampa = AZUL E cor tubo = AZUL) E (carga = VERMELHA E marca = XX)
A característica só será aplicada se as duas condições forem verdadeiras.
Característica
Selecionar uma característica do item configurado.
Operador
Selecionar o operador para a característica.
Resposta
Selecionar uma resposta para a característica informada.
Data Inicial
Informar a data de início para a utilização desta característica/resposta da configuração do item.
Data Final
Informar a data de término para a utilização desta característica/resposta da configuração do item.
UM
Selecionar a Unidade de Medida da característica do configurado do item.
Lote
Informar o número do lote da característica do item.
Tempo
Informar o tempo da característica do item.
Tempo Prep.
Informar o tempo de preparação da característica do item configurado.
% Per.
Informar o percentual de perda.
Tempo Corr.
Informar a correção dos tempos.
F. Mínima
Informar a folga mínima após a última operação.
Nr. Dias
Informar o número de dias para começar a execução.
Dias Exec.
Informar o número de dias para que a execução seja realizada.
Botão Recursos
Botão Recursos
No botão recursos são informadas as máquinas que irão executar a operação assim como as ferramentas que serão utilizadas por cada uma e no bloco de máquinas contém informações importantes que serão utilizadas no cálculo do sequenciamento e ocupação.
Máquinas
Neste cadastro além de informar quais são as máquinas em que a operação pode ser executada, também é possível informar os mesmos dados que são informados no botão operação e:
Os campos são:
% de sequenciamento
Caso a operação possa ser realizada em mais que uma máquina e ao mesmo tempo é possível determinar qual é o percentual que o sistema sequência para cada uma:
Caso nada seja informado o sistema utiliza a seguinte fórmula para definir o percentual:
% sequenciamento calculado = (1/Número de máquinas preferenciais)*100
Caso seja informado o sistema respeita este percentual.
Código
Selecionar o código da máquina para a operação do roteiro selecionado.
Este campo possui duas listas de valores, uma padrão que possibilita buscar as máquinas e outra que possibilita selecionar várias máquinas.
Descrição da Máquina
Informar a descrição da máquina atual.
Preferencial
Selecionar se a máquina tem prioridade em relação a outras para ser utilizada.
UM
Selecionar o código da unidade de medida do recurso a ser cadastrado.
Lote
Informar o lote da máquina na operação do roteiro de fabricação.
Tempo
Informar o tempo da máquina na operação do roteiro de fabricação.
% R. Perda
Informar o percentual de perda da máquina.
Tempo Prepa.
Informar o tempo de preparação da máquina para a operação do roteiro de fabricação selecionado.
Tempo Corrig.
Informar o tempo final corrigido da máquina eliminando as perdas e o tempo de preparação.
Situação
Informar a situação da máquina na operação do roteiro de fabricação.
% Sequência
Informar o percentual de sequenciamento da máquina. O valor deverá ser nulo em todas as máquinas ou a soma do sequenciamento deverá ser igual a 100% em todas as máquinas da operação informada no roteiro de fabricação.
Centro de Trabalho
Informar o código do centro de trabalho da máquina selecionada.
Descrição
Informar a descrição do centro de trabalho da máquina selecionada.
Ferramentas
Este bloco possibilita reunir as informações referentes às ferramentas utilizadas no centro de máquinas do roteiro de fabricação. Existe um parâmetro do sistema em "Parâmetros do Sistema-> Parâmetros da Manufatura->Parâmetros da Manufatura", parâmetro 48 - "Listar Somente Ativos na Lov de Recursos" que ao selecionar como "N" a lista de valores todas as ferramentas ativas e inativas e ao selecionar "S" só serão listadas as ferramentas ativas.
Os campos são:
Código
Selecionar o código da ferramenta.
Este campo possui duas listas de valores, uma padrão que possibilita buscar as ferramentas e outra que possibilita selecionar várias ferramentas.
Descrição
Informar a descrição da ferramenta utilizada pela máquina.
Localização
Informar a localização da ferramenta.
Preferencial
Selecionar se a ferramenta é a preferencial do roteiro de fabricação.
Observação
Sequenciamento de produção: Somente são consideradas as máquinas marcadas como preferencial e o sistema utiliza a seguinte hierarquia de informações:
Tempo de Preparação ou Setup
Matriz de setup: Cadastros auxiliares/ manufatura/ produção/ Cadastro da matriz de preparação das máquinas.
Botão recursos do cadastro de roteiro de fabricação.
Botão operações do cadastro de roteiros.
Cadastro de máquinas.
Tempo de operação
Botão recursos do cadastro de roteiro de fabricação.
Botão operações do cadastro do roteiro de fabricação.
Custo projetado:
Botão operação.
Custo real: (Valorização de ordens)
Ordem de fabricação (que utiliza a mesma orientação do tempo de operação):
Apontamento (Padrão ou realizado)
Botão Consumos
Botão Consumos
É possível atribuir consumos para as operações, ou seja, o sistema permite que as matérias-primas sejam consumidas de forma automática durante o processo de fabricação no momento em que o consumo ocorre realmente.
Exemplo
O percentual de consumo do item 53104 é de 100% na operação de corte e os demais itens não. Quando esta operação for apontada somente o item 53104 terá seu consumo do estoque, os demais serão consumidos pelas outras operações.
Observação
Para que este processo ocorra de forma adequada é necessário que o item esteja parametrizado no cadastro de itens (pasta Planejamento) como:
Tipo de Apontamento: Por Operação
Tipo de Baixa: Por Ordem
Pasta Estoque: Com o indicador de "Baixa Estoque Automático" marcado.
Quando o roteiro for configurado e a estrutura de produto for configurada, somente serão listados nos consumos os itens da estrutura de produto. Caso o roteiro de fabricação seja configurado e exista uma estrutura configurada para o item, somente os itens da estrutura configurada deverão aparecer para cadastro. Se o roteiro não for configurado, serão listados todos os itens cadastrados na estrutura, seja esta configurada ou não.
Rem/Ret
Checkbox. Quando marcado significa que se a operação for externa, o item será vinculado ao pedido de compra de serviço, para remessa ao fornecedor. Caso não esteja marcado, o item não será vinculado ao pedido de compra de serviço.
Importante
Para fazer este tratamento o parâmetro "6 - Considerar Indicador "Rem/Ret" Para Gerar Ordem De Serviço de Serviço de Terceiros" deve estar respondido como "S".
Botão Inspeção
É possível vincular uma inspeção de processo para cada operação do roteiro de fabricação, obrigando ou não o apontamento da mesma. Este tipo de inspeção é chamado de Inspeção de Processo, podendo ser utilizada do início ao fim do ciclo de fabricação do item (Para itens comprados se utiliza a inspeção de recebimento).
As inspeções podem ser definidas por atributo (através da utilização de perguntas específicas, cuja resposta esperada seja somente Aprovado ou Reprovado no momento da inspeção) ou por variável (através de questões técnicas que requerem análise dimensional).
Atributos: São indicativos de inspeção que podem possuir dois status, Aprova ou Reprova:
Exemplo
É possível vincular uma inspeção de processo para cada operação do roteiro de fabricação, obrigando ou não o apontamento da mesma. Este tipo de inspeção é chamado de Inspeção de Processo, podendo ser utilizada do início ao fim do ciclo de fabricação do item (Para itens comprados se utiliza a inspeção de recebimento).
As inspeções podem ser definidas por atributo (através da utilização de perguntas específicas, cuja resposta esperada seja somente Aprovado ou Reprovado no momento da inspeção) ou por variável (através de questões técnicas que requerem análise dimensional).
Atributos: São indicativos de inspeção que podem possuir dois status, Aprova ou Reprova:
Variável: Inspeção por variável é definida por parâmetros de medição com tolerâncias de máximo e mínimo a partir de uma cota nominal:
Exemplo
Comprimento:
Cota nominal= 24,5mm
Vlr Mín= 24,3mm
Vlr Máx= 25,7mm
Um item pode ser inspecionado utilizando múltiplos instrumentos, neste caso todos são relacionados diretamente no roteiro de inspeção. Também é possível vincular desenhos ou documentos em cada inspeção do item.
Botão Dados Especiais
Este botão permite criar dados especiais para o roteiro de fabricação. No cadastro auxiliar cadastra-se o tipo de dado especial e no cadastro de roteiros o sistema abre um campo descritivo para que se possa indicar uma instrução ou dica que deve ser observada durante o processo produtivo do item.
Observação
A utilização de fórmulas nos dados especiais facilitam em muito os processos industriais, principalmente onde as dimensões de corte devem ser superiores ou inferiores às dimensões nominais do produto:
Exemplo
O item pronto possui um comprimento de 842mm, porém, para cortar a chapa e fazer os devidos recortes e acabamento necessitamos de mais 25mm no comprimento do item, alterando assim, o consumo e dimensionamento para corte. Neste caso é utilizado a característica do PDM "Comprimento" com a seguinte fórmula:
Comprimento (corte) = (Larg_comp) + 25)
Comprimento (corte) = 842 + 25
Comprimento (que será impresso na OF): 867mm
Um item pode ter vários roteiros de fabricação (Alternativos), ou seja, 11 processos de fabricação totalmente diferentes, onde 1 é definido como padrão (mais utilizado) e outras 10 alternativas de processos diferenciados. Isto faz com que através de um trabalho de processo sejam criadas alternativas diferentes de fabricar o mesmo item, porém, passando por processos fabris diferentes e sem a necessidade de alterar roteiros ou criar novos itens.
Importante
Somente o roteiro padrão é considerado no planejamento para a geração de ordens planejadas, mas durante o processo de liberação de ordens e sequenciamento de produção o planejador pode optar em usar um ou outro roteiro (neste o roteiro alternativo passa a ter o mesmo tratamento do roteiro padrão, mas somente para a ordem em questão). Todas as manutenções são feitas através dos botões existentes no rodapé da tela.
Botão Localizar
Utilizado em casos que a empresa possui roteiros de fabricação com um número muito grande de operações vinculadas, possibilitando assim, que o usuário pesquise operações e características (normalmente utilizado na pesquisa de itens configurados).
Quando o roteiro for configurado este botão estará desabilitado.
Botão Fornecedor
Caso a operação seja terceirizada (serviço de terceiro) este botão lista os fornecedores cadastrados no programa Manutenção de Preços de Serviços de Terceiros (FTER0200). É possível criar um vínculo através do roteiro de fabricação entre a operação de terceiro e o fornecedor do serviço através da utilização da tabela de preços. Esta informação será utilizada no módulo de serviços de terceiros (geração de pedidos), custos e planejamento.
Observação
Caso uma determinada operação seja realizada por terceiros na prática e esta informação não estiver no sistema, o mesmo fornecerá uma série de informações incorretas, afetando assim a gestão dos estoques, custos, planejamento e as demais áreas que utilizarem esta informação.
Botão Rede
Utilizada pelo sequenciamento de produção, através do botão Rede são definidas as operações sucessoras e predecessoras, assim como o percentual de sobreposição de cada uma delas.
Observação
no campo sobreposição é informado qual o percentual que a operação anterior deve concluir para o início da operação seguinte.
Exemplo
A primeira linha da tela, o campo 40, quer dizer que a seqüência 30 terá seu início quando 40% da seqüência 10 estiver pronta, ou seja, a sobreposição entre elas é de 60%.
Importante
Se nenhum percentual de sobreposição ou rede for informada, significa dizer que a operação seguinte inicia quando a operação anterior for finalizada, ou seja, neste caso não há sobreposição (operação padrão do sistema).
Hierarquia para o cálculo do sequenciamento (organização das operações e distribuição da ordem na linha do tempo):
Rede de operações.
Seqüência cadastrada no botão operações.
Observação
Como o tratamento é por hierarquia, aqui como no restante do sistema, as sequências são excludentes, ou seja, ele para onde encontrar a informação por primeiro
Botão Operação Alt.
Botão Operação Alt.
Através deste botão é possível criar operações alternativas. Estas operações são utilizadas na liberação de ordens mediante análise do planejador.
Quantidade de Homens
Quantidade de homens para o cálculo de custo quando o centro de trabalho possuir centro de custo homem.
Processos deste Programa¶
Processos deste Programa
Este programa faz parte dos seguintes processos: