Cancelamento/ Atendimento Pedidos de Compra (FPDC0205)¶
Conhecer o Programa¶
Este programa possibilita cancelar, atender, descancelar ou desatender os pedidos de compra / serviço. No caso de pedidos de serviço só estarão disponíveis as opções de cancelamento / descancelamento e o botão Cancelar Todos não estará disponível.
Campo a Campo¶
Campo a Campo
Pedido
Selecionar o pedido de compra/serviço a ser cancelado/atendido. A descrição do fornecedor será exibida juntamente com o número do pedido.
Fornecedor
Informar o fornecedor do pedido de compra.
Tipo
Informar o tipo do pedido de compra. As opções são:
OCL - Pedido de Compra
OCI - Pedido de Compra Inter-fábrica
OCS - Pedido de Compra de Serviço
OCF - Pedido de Compra de Frete
OCV - Pedido de Compra de Frete de Devolução de Cliente
OCR - Pedido de Compra de Frete de Retorno de Armazenagem
OCC - Pedido de Compra de Complemento
Código do Item
Mostra o código do item.
Descrição
Mostra a descrição do item.
Núm. Ordem
Mostra o Número da Ordem de Serviço quando o pedido de compra é do tipo OCS.
Quantidade Solicitada
Mostra a quantidade que foi cadastrada para o item do pedido.
Quantidade Atendida
Mostra a quantidade que foi atendida manualmente ou através de Nota de Entrada. O histórico do atendimento é listado em "Histórico de Movimentação do Item", exceto para Pedidos de Frete.
Quantidade Cancelada
Mostra a quantidade que foi cancelada manualmente. O histórico será listado em "Histórico de Movimentação do Item".
Canc. Toler.
Mostra a quantidade cancelada pelo percentual de tolerância cadastrado no campo %Toler., no item do pedido.
Quantidade Saldo
Mostra o saldo em quantidade do item. O cálculo do saldo é (Solicitada - Atendida - Cancelada - Canc. Toler.).
Botão Atender/Cancelar
Abre uma janela para atender, cancelar, desatender ou descancelar uma quantidade para o item do pedido de compra.
Tipo: Selecionar o tipo de movimentação do histórico. Os tipos são: A | Atendimento, C | Cancelamento, DA | Desatendimento e DC | Descancelamento.
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Se o tipo do pedido de compra for OCS, não serão listadas as opções "Atendimento" e "Desatendimento".
Se o tipo do pedido de compra for OCS, e for selecionado a opção "Cancelamento", então o botão para confirmar a operação será habilitado.
Se o tipo do pedido de compra for OCS, e for selecionado a opção "Descancelamento", então o botão para confirmar a operação será desabilitado, pois não é possível realizar o descancelamento de pedidos de compra de serviço.
Data: Informar a data em que o item vai ser cancelado ou atendido para gerar o histórico.
Nr. Doc.: Selecionar o número da nota fiscal de entrada através da qual o atendimento do pedido foi feito. Só estará disponível na opção de atendimento do pedido.
Série: Mostra a série da nota de entrada.
Linha NE: Mostra o número da linha da Nota de entrada.
Quantidade: Informar a quantidade que se deseja cancelar, atender, desatender ou descancelar. A quantidade deve ser menor ou igual a quantidade disponível.
Atender NFE: Selecionar para indicar que irá atender uma nota de entrada.
Ao confirmar o cancelamento se o parâmetro "26 - Indica se a ordem de serviço deve ser encerrada ao cancelar item" estiver respondido como "S", e não existir nenhum outro pedido de compra de serviço vinculado à ordem de serviço, então a ordem de serviço será encerrada, e caso não restar mais nenhuma operação pendente na Ordem de Fabricação, a mesma será encerrada.
Importante
Caso o item do pedido esteja vinculado a um Processo de Importação, somente a parte não incluída nesse processo poderá ser cancelada.
Para que o item do pedido possa ser totalmente cancelado, é necessário removê-lo previamente do Processo de Importação, por meio da Console de Processos de Importação (FIMP0201), na aba "Pedido de Compra".
Botão Cancelar Todos
Este botão possibilita abrir uma janela para cancelar todas as quantidades pendentes dos itens do pedido de compra.
Data: Informar a data em que serão canceladas todas as quantidades pendentes dos itens do pedido de compra.
Motivo: Selecionar o motivo de cancelamento de todas as quantidades pendentes do item do pedido de compra. Os motivos são cadastrados no Cadastro de Motivos de Cancelamento (FUTL0130 PDC).
Importante
Caso o item do pedido esteja vinculado a um Processo de Importação, seu cancelamento total somente será possível após a remoção prévia do processo importação, por meio da Console de Processos de Importação (FIMP0201), na aba "Pedido de Compra".